Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Santificação – Por Jürgen Moltmann


Trecho do Livro – A Fonte da Vida [O Espírito Santo e a teologia da vida]

"... O mais importante é buscar de novo a cada manhã a concordância com Deus e preservá-la a vida inteira. Nessa concordância está alicerçada a verdade de uma vida humana. Quem santifica sua vida dessa forma, porém, entra em conflitos com os costumes vigentes na sociedade em que vive, pois para ele a vontade de Deus é mais importante que as exigências e expectativas dos poderosos. Concordância com Deus significa discordância de um mundo que contradiz a Deus e a si próprio. Para os cristãos, santificação é seguir Jesus e ser vivificado no íntimo pelo Espírito de Deus. As bem-aventuranças e os desafios do Sermão da Montanha orientam para viver na santificação. Não são preceitos aleatórios. Na vida de santificação está em jogo um certo sincronismo com Cristo, e nessa comunhão com Cristo está em jogo a realização da condição de nós, humanos, como imagem de Deus.
A concordância com Deus chama-se santificação. A concordância consigo próprio como imagem e filho de Deus chama-se felicidade.
Nesse sentido, a santificação leva a verdadeira auto-realização. Quem está em consonância com Deus e consigo mesmo é santo e feliz. Buscará também a concordância com outras pessoas como imagem e filhas de Deus, bem como concordância com tudo que vive, que foi criado por Deus e está presente em seu Espírito: A confiança em Deus, o respeito a própria vida e à vida alheia, a reverência diante de tudo que vive, no que Deus está presente, determinam a santificação da vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário