Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

Páginas

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Vida é como o Tetris

Quem já brincou esse joguinho vai entender exatamente o que estou falando. Observando a vida, as surpresas e a velocidade dos acontecimentos, e o nosso estado de espírito no dia chamado hoje, pude fazer uma comparação com o tetris [quebra cabeça, joguinho de montar ... não importa como você denomina] e a nossa própria vida.

Coloquemos cada dia como o começo da partida e vamos sintetizar. Nossa paz de espírito [pra quem consegue ter] do sono restaurador de energias e beleza, é quebrada por um terrível soar eletrônico [a base aqui é pra quem coloca o celular pra despertar, tipo eu] temos que passar de quase nenhum movimento para a letargia de quem acabou de acordar e tem que começar a aumentar a velocidade e sair do status de acomodação para ação, aí vem a sucessão de peças pra encaixar, você toma banho, começa a pegar e procurar suas coisas [se for mulher, muitas coisas] , para ir completando esse [bloco] que vai levar você a estar vestido e pronto pra tomar seu velho e necessário café da manhã [pra quem consegue ter esse tempo, eita dureza]. Após isso, quem trabalha, estuda, faz exercícios, vai deixar as crianças na escola, etc. Tem que partir pra segunda fase que é sair de casa em direção ao destino, seja de a pés, carro próprio, ônibus, bicicleta, carona etc. E lá vem a nova sucessão de peças que caem e temos que administrar, não dá pra saber nem definir o que sucederá [que peça virá], as coisas vão acontecendo e a todo o momento tenho que pensar, decidir, definir, tomar atitudes, ser rápido.

A todo instante enfrentamos o desconhecido, o incerto, a sequência de acontecimentos não para, temos que estar a todo instante em ação, pensamento, raciocínio. A semelhança do tetris muitas vezes, até que conseguimos marcar alguns pontos, tudo vai dando certo e se encaixando de acordo com nossas decisões, raciocínio e atitudes. Seria bom que tudo sempre fosse assim como nas primeiras fases, as coisas não acontecem tão rápido, e a gente até consegue ir bem. A medida que o dia vai prosseguindo continuamos recebendo um montão de situações [peças] para resolver e colocar cada uma no seu devido lugar.

O que nos diferencia é que cada um joga a sua partida de forma independente, acabamos na maioria das vezes tendo que fazer sozinhos uma série de escolhas, e nem sempre somos bem sucedidos, quando conseguimos passar da fase fácil onde controlamos os acontecimentos, somos surpreendidos pelo aumento da velocidade pois as situações [fases] mudam as peças começam a cair mais rápido e tenho que ser ágil, muitas decisões [peças] não serão colocadas da forma correta por conta do tempo e velocidade que as coisas acontecem, acabamos obtendo resultados indesejados não marcamos nossos pontos as peças vão se amontoando e forma-se um paredão que vai subindo e nos fazendo perder a vista, a calma, a noção, a paz, a esperança, um jogo de montar acaba sendo nossa vida.

Até que chegamos ao final do dia em duas situações [simplificando] ou conseguimos ir longe administrando, raciocinando, decidindo, encaixando, sendo rápido, ou tivemos que enfrentar um terrível e não desejado GAME OVER, o dia não terminou bem, minhas decisões e atitudes não foram bem sucedidas e não consegui marcar os pontos que queria. Porém mais uma vez a semelhança do tetris vai ter outro dia [outra partida], vou ter outra oportunidade, não importa o que aconteceu hoje, posso começar novamente, a vida renova esperanças, em quanto houver vida haverá um amanhã, teremos outras oportunidades de continuar, sem nunca esquecer que como o tetris, tudo tem um fim, tem que terminar, e não importa quem ganhou muitos pontos ou perdeu a jogada, o mérito mesmo e viver sabendo que cada dia é novo e traz consigo uma nova emoção, e que quando aprendemos a amar a vida e aprender com ela, perder e vencer nunca nos definirá, caminharemos mais maduros, firmes, simplificados, experimentados, de bem consigo mesmo e com os outros, aprendendo a amar como se não houvesse amanhã, porque podemos até ter dias de azar [pode-se assim dizer] no jogo que é essa vida, mais no amor nunca se perde sempre se ganha.

Então vamos lá, a partida já começou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário