Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

Páginas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Eu vi Jesus na rua

Minha construção religiosa me foi um tanto importante para que eu pudesse compreender que existe um Deus, me deram informações intelectuais e teológicas a respeito, que me fez ter um ralo conhecimento do que viria a ser Deus, embora não tenham conseguido me passar a verdadeira e simples imagem de um Deus Pai. Aprendi a crer em um tirano e carrasco que pune indiscriminadamente toda e qualquer falha [pecado], negação, incredulidade, originalidade, pensamentos com castigos e açoites dos mais variados possíveis.
Fizeram-me entender que Ele estava a milhares de quilômetros de nós, quando na verdade “perto está o Senhor”.

Então dentro dessa simplicidade que para nós é deveras complexa, como entender um Deus tão grande, perfeito, poderoso e santo. A grandeza de Deus está na maneira simples como se mostra [revela-se] a cada ser, na realidade isso não poderia ser entendido de outra forma que não fosse a partir de que o “verbo se fez carne, amou o mundo e habitou [e habita] entre nós. Deus se fez carne, tornou-se homem como nós, que loucura, que absurdo, muitos na tentativa de tornar isso palpável no segmento da história, visto que não o vimos e nem andamos com ele [mas bem aventurados somos se mesmo assim crermos] como os apóstolos que escreveram o que viram, ouviram e suas mãos tocaram. Fazem esculturas, telas, e outras diversas expressões visuais elucidativas, na tentativa de nos fazer visualizar uma possível imagem de como foi Jesus o Deus-homem.

Vou relatar o que consegui compreender e ver, o que foi revelado a mim. Ontem a noite enquanto andava na rua em direção a minha casa, eu vi Jesus, ele estava sentado debaixo da coberta de um comércio, com as costas apoiadas em uma das colunas de sustentação, de frente para uma avenida, eu caminhava mergulhado em pensamentos e comia uma batata frita, quando fui atraído pelo seu olhar. Eu nunca havia me encontrado com um olhar daquele, mas como poderia saber que era ele mesmo? A medida que descrevo o encontro farei um cruzamento de algumas declarações que o próprio Jesus fez de si mesmo. Ele não atendia pelo nome Jesus, mas afirmou chamar-se Alexandro, ao falar com ele lembrei-me do que Jesus, havia dito certa vez, “os pássaros tem seus ninhos e as raposas seus covis, eu porém, não tenho onde reclinar a cabeça”, o Alexandro me disse, que não tinha onde morar, e que sua casa era as ruas. Fui tomado por sua simplicidade e humanidade despojada de farsas, máscaras, orgulhos, prepotência, sua realidade de ser me trouxe sentimentos incomuns e estranhos, olhando para ele consegui ter a visão [de Jesus] do profeta que dizia assim “e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum”.
Não sei como as pessoas que passaram ali o viam, mais eu sabia sim que era ele, me aproximei e perguntei se aceitava batata-frita, ele disse que sim e de forma simples recebeu de bom grado, me falou que estava com fome, que muitas vezes não comia e tinha que recorrer ao lixo para conseguir alguma coisa, e lembrei-me de Jesus mais uma vez, nas estradas, nas ruas, nas muitas andanças, com sede, com fome, cansado, de pés sujos e corpo empoeirado, pele queimada pelo sol, em contraste com os artistas ele também tinha cabelos grandes mais não eram compridos e loiros, tinha barba mais não era bem aparada, estava vestido e não possuía estilo ou requinte algum. Não sabia o que dizer a ele, não sabia que palavras usar, simplesmente me aproximei e segurei em sua mão, ele era humano, tinha pele, vida, o calor daquelas mãos eram incomparáveis, diante da minha confusão de sentir, disse que Deus o amava muito independente de qualquer coisa, ele me falou que todos os dias sua vida era entregue nas mãos de Deus e confiava nele, e recordei as palavras de Jesus em meio a toda a sua dor, miséria, humilhação dizendo; Pai em tuas mãos entrego o meu espírito, não era possível que em meio aquela existência desprezada e sofrida pudesse haver fé, não dava pra duvidar tinha que ser Jesus, só ele conseguiria viver assim e falar assim, se abateu em meu coração um único desejo cego, de servi-lo de honrá-lo com o que pudesse, coloquei a mão no bolso e tirei alguns trocados que tinha e dei a ele, e disse que não era muito, mais ele poderia comer alguma coisa, ele me olhou com olhos profundos e simples e me falou assim: - que Deus abençoe você e que nada lhe falte. Nunca me senti tão abençoado, nunca me senti tão afetado em meu ser com todos esses anos de construção religiosa, Jesus pediu que o pai me abençoasse e eu vi e ouvi isso, nunca havia conseguido entender algo tão simples que eu aprendi naquele dia, me despedi dele e saí andando, o calor daquele aperto de mãos me acompanhou pelo caminho, não pude controlar as lágrimas que escorriam pelo meu rosto, eu agradeci ao Pai por ter tido a oportunidade de conhecer Jesus, isso me foi uma graça impagável.
Tive realmente certeza que era ele quando me lembrei do que ele disse: “Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, [a mim] o fizestes. Porque tive fome, e não [me destes] de comer; tive sede, e não [me destes] de beber; Sendo estrangeiro, não [me recolhestes]; estando nu, não [me vestistes]; e enfermo, e na prisão, não [me visitastes]. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes [a mim]”.

Quem está aprendendo a amar o próximo [seja ele quem for], ter misericórdia, compaixão, perdoar, esse tem visto Deus e andado com Ele, e tem entendido que sua missão não é outra senão o amor. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. Amém.

3 comentários:

  1. É isso. É isso. Lembrei de um texto de 2008 sobre vê-Lo do lado de fora: "Jesus vigia carros" --> http://tinyurl.com/33uk3sh e de um segundo texto, escrito por causa da reação sobre o primeiro --> http://tinyurl.com/336vjrf

    ResponderExcluir
  2. Mano,

    Quero sua autorização para postar este texto no meu blog, pode ser?

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Claro Adriana, fique a vontade para postar o que quiser. Tudo é nosso e vosso. Abraço.

    ResponderExcluir