Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

Páginas

terça-feira, 8 de junho de 2010

Sombras do Passado

Porque tendo [a lei] a sombra dos bens futuros, e não a imagem [exata] das coisas, [nunca], pelos mesmos [sacrifícios] que continuamente [ainda insistimos em oferecer] se oferecem cada ano [todo dia], pode [aperfeiçoar] os que a eles se chegam [e estão chegados].

Sempre que entramos em um templo geralmente o fazemos com a mesma intenção e desejo, o de cultuar, seja onde for não importa a religião, sempre foi e permanece assim. Desde os tempos mais antigos se percebe que há no homem, mesmo os que julgamos mais primitivos e des-teologizados [esses são bem mais felizes] o sentimento de reconhecimento e necessidade de adoração do superior, inexplicável e transcendente.

Dentro dessa construção que chamamos de cristã [querendo ou não] sempre nos foi possível saber que em todas as culturas os vários messias sempre foram esperados [isso é perceptível pelos registros históricos], porém nenhum dos que vieram eram realmente o que havia de vir e tampouco foram capazes de nos conceder através de si mesmos a verdadeira reconciliação e manifestação do amor encarnado e ambulante como Jesus Cristo.

Afirmamos que ele veio, o confessamos como Senhor e Salvador, abraçamos em nossas instituições essa verdade declarada da nossa bem-aventurança de não ter visto e crido. Porém devemos admitir que essa não é a realidade vivida como certeza, verbalização e atitudes práticas nos nossos templos, eventos de adoração e vida cotidiana. Jesus falou que o que sai da boca procede do coração e contamina o homem, até falamos de tal favor imerecido [que não passa de uma idéia decoreba na mente] que chamamos de Graça, mas o que sai da nossa boca e que nos contamina não é Graça e sim, o juízo condenatório, a auto-justificação por obras, a separação de salvos e perdidos, a diferença divisória das confessionalidades inclusórias [o tal vem aqui levanta mão e repete, que é para você ser de Deus] e exclusórias [o outro tal, não aceitou então vai pro inferno, não confessou então não é] e isso é lei.

As narrativas do evangelho dizem que o quadro do homem antes do Cristo anunciar a si, foi transformado da seguinte forma; O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou. E “Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo”.
A revelação da graça de Deus em Cristo que é o resplendor da glória do Pai elimina toda treva, escuridão e sombra, anula todas as ilusões de ostentação de uma glória mosaica que mesmo depois de esvaecida ainda mantém o rosto coberto, na tentativa de sustentar por si mesmo o insustentável. A Graça nos chama para nos desacimentar [e não desigrejar] dos templos e tempos fixos [sem vida] de adoração, com coberturas de véus separatórios do santo e do humano, para uma caminhada de vida com o santo humano Deus-Homem que como Caminho passou a habitar em nós.

Portanto deixemos sumir pela presença da luz todo o passado nominado que ainda é usado com referencial para a dita vida cristã, Davis, profetas [Ezequieis, Isaias, Danieis e por aí vai...], escritos da lei, profecias, promessas [prosperativas mágicas], Abraões, Moiseses. Estes são apenas sombras [tiveram sua importância] e apontavam para aquele que havia de vir [e veio], o Verbo que sendo palavra se fez carne e habitou [e habita] em nós e entre nós, cheio que graça e verdade.

Com a liberdade dessa Graça “deixemos todo o embaraço [tentativa de justificação pelas obras da lei], e o pecado [juízos, divisões, condenações, frutos da mentalidade caída do éden] que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”. Nos despojemos das sombras e vivamos na luz assim como Ele é luz e na luz está, salgando e iluminando a vida de todos os homens.
[Os grifos são meus]

Nenhum comentário:

Postar um comentário