Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

MENTIR JAMAIS

Minto muito, mas, creia-me, isso é verdade. E nas vezes em que minto, minto mesmo, não invento verdades. O que a gente afinal confessa? As mentiras ou as verdades? Sei que muita gente mente muito também Confesso, como disse certa vez o Juarez, tio de minha mulher Ignês, que não sei por que chamam de MENTE a sede dos nossos pensamentos. Descobri que há muitos motivos para mentir e muitas são as maneiras como a gente mente. A gente mente inventando, mente omitindo, mente escondendo, mente enganando, mente brincando ou, por medo mentimos, quando a verdade não suportamos. A pior mentira é o falso que se levanta. A calúnia, por exemplo, é uma mentira mortal. Mata o conceito, acaba com o nome, é quase impossível de ser desfeita, não há remédio para ela. Ela é quem mais condena inocentes. Outra mentira desprezível é a hipocrisia. É a mentira a rigor, de smoking ou vestido longo e perfumada, que anda em todas as rodas políticas e sociais. Dizem que, quem mente rouba. Rouba mesmo, pois mentindo somos ladrões de verdades. Aliás, ladrão de verdade é o mentiroso. Pior do que aquele que rouba dinheiro, pois seu roubo pode ser contado, avaliado, medido e mensurado. O roubo da verdade não. Ninguém pode saber até onde vai seu prejuízo. Não existe, pelo que parece, mentirinhas inocentes. Toda mentira repercute, distorce, muda os rumos, ilude, engana, desnorteia. Sim, a bem da verdade confesso que menti. Da mais simples a mais deslavada mentira, já menti pra todos inclusive pra mim. Só nunca menti pra minha mulher. Claro! Ela sempre sabe quando estou mentindo. Reconhecendo-me mentiroso não me torno um solitário. Sou apenas mais um na multidão. Pois vejam... A história mente, a imprensa mente, o meu melhor amigo mente. Somos os seres mais bem informados sobre as maiores mentiras do planeta, pois a televisão mente, a internet mente, a maioria mente e a maior parte das coisas que a maioria profere é mentira. A verdade, no entanto, de quem espero aproximar-me e tornar-me amigo, mesmo em minoria, vence, pois é vencedora por si só. E o comparsa de Hitler (aquele que tinha o nome parecido com goiaba) estava errado quando disse que “uma mentira mil vezes repetida torna-se verdade.” Uma mentira, digo eu, que sou mentiroso, mas quero a verdade, mesmo um milhão de vezes repetida é apenas uma mentira repetida um milhão de vezes.


By Mino


The Mino Times – Todos os sábados no Caderno 3 do Diário do Nordeste .

Nenhum comentário:

Postar um comentário