Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Duas é demais...

Lavagem cerebral era a fala comum da minha mãe no ano de 2004 quando me envolvi com esse negócio de ser evangélico, ela falava isso constantemente, e eu o “escolhido servo de Deus” no começo fazia oposição ferrenha contra a “incredulidade” dela, defendendo a fé, defendendo o “caminho do Senhor”, a “igreja” de Deus. Tempo depois quando me sobreveio à suposta “sabedoria” passei a orar para que conhecesse a “verdade”.
Hoje livre das amarras da coisa, pelo menos de boa parte delas, vejo o quão ridículo foi tudo aquilo, é claro que sou muito grato pela oportunidade de ter passado por isso, e a única coisa que não me faz arrepender-se de morte, foram as amizades e os benefícios que fiz mesmo sem saber, para mim se houve algo de bom nesse “servir” foi isso, o bem, carinho e amor que aprendi a ter e cultivar pelas pessoas.
Uma coisa não me sai da cabeça, as palavras “sábias” e a “verdade” que estavam com minha mãe o tempo todo, como não pude perceber a similaridade de mais uma instituição que apenas tinha outro nome, falo outra, pois, em 1998 servi as forças armadas, e chegando lá passei por uma “conversão” tive que deixar de ser civil e tornar-me militar tão rápido como a “conversão” da tal “igreja”, eles nos desconfiguram totalmente, primeiro nos fazem sentir que “não somos” homens e que vamos lá para nos “tornar” [ser], depois nos submetem ao “terror psicológico” de pressão típico do meio militar, somos obrigados a uma maratona de comparecimentos, documentos, “confissões” sobre saúde, sobre nossa vida, uns são “rejeitados” e tem seus sonhos “frustrados” por um documento bizarro com as inscrições dispensado por excesso de contingência, outros que são “aprovados” têm que passar pelo processo de transformação [regeneração] do meio civil, perdendo logo de cara os “cabelos”, que nunca mais são os mesmos após sairmos, nos obrigamos a estar sempre com a “roupa apropriada” depois perdemos a “liberdade”, pois passamos tanto tempo lá que nossa vidinha se resume só aquilo, aí vem a “obediência” cega, pois aprendemos a obedecer sem “questionar”, os nossos tais “superiores”, pois, qualquer tentativa de questionamento é passiva de “punição”, pois os mesmos são “inquestionáveis” ainda que eles digam que somente ordens absurdas é que não podem ser cumpridas, eu me perguntava o que seria uma ordem absurda, em meio a tantas coisas sem sentido?
Passamos tanto tempo expostos a vida do aquartelamento e as “imposições” institucionais militares que, gradativamente e imperceptivelmente começamos a mudar nossa conduta e comportamento, algo que se manifesta rapidamente nas “falas”, passamos a usar todas as “expressões” de falas do contexto militar, tanto “dentro” como “fora” das dependências. Isso se torna parte tão integrante de nós ao ponto de nem darmos conta, isso tem a ver com a “aceitação” faz-se necessário “identificar-se” com o meio. Aquela acomodação e “adestramento” nos levam a “pensar e viver” como se aquilo fosse parte integrante e “indispensável” a nossa “existência”, achamos que não mais “conseguimos” viver “fora” daquela vida [caminho].
Então como em toda a instituição chega o dia da “prova”, conhecemos as mentiras, as falsidades, as sujeiras ocultas, a política que beneficia os safados, os corruptos, os peixes. Toda a casinha em que estávamos edificados se desfaz, somos descartados, os esforçados, são “dispensados” enviados para casa, pois, após darem o seu máximo são lançados fora como se nunca tivessem feito nada por ela, [úteis enquanto úteis forem, assim como me tornei dispensável pela segunda vez] enquanto os malandros continuam a desfrutar os benefícios alheios, fruto de suas espertezas, voltamos para casa desconfigurados, decepcionados e nos perguntando de que valeu tanto esforço se no fim, tudo aquilo que tínhamos como “verdade” e sonho tornou-se em castelo de areia na beira do mar.
Como pude ser “convencido” de que precisava de algo que “nunca precisei”, que minha vida e meus projetos só dariam certo se estivessem firmados naquilo, como pude pensar que eu não iria agüentar sair dalí, chorei, me amargurei e percebi algum tempo depois que existia “vida” “fora” daquelas “paredes”. E fiquei agradecido por ter sido só um breve período.
Anos depois voltei a perceber que a instituição é como um monstro, como uma força estranha, como os alienígenas do filme invasores de corpos, ela nubla você, te encanta, enfeitiça, como o canto da sereia que leva o navegante para a morte nas pedras pontiagudas e recifes de corais, ela muda de cara, muda suas falas, roupas, endereços e adereços, mas continua a mesma, fazendo estragos, continua enganando, mentindo, te convencendo que você precisa dela para “validar sua existência” para “dar sentido” a sua vida.
Meu Deus, quando Tú abristes [mais uma vez] meus olhos para a tua simplicidade eu percebi o valor e sentido das palavras de Cristo em Paulo quando ele nos disse: “Como, pois, [recebestes o Senhor Jesus Cristo], assim também [andai Nele], Tende [cuidado], para que ninguém vos faça [presa] sua, por meio de [filosofias] e [vãs sutilezas], segundo a [tradição dos homens], segundo os [rudimentos do mundo], e não segundo [Cristo]” é isso que essa instituição é, uma grande lavagem cerebral, um monstro que se alimenta de vidas e sonhos, que usa filosofias [teologias] e sutilezas [meias verdades em forma de absolutos] totalmente humanas e mundanas, envolvendo com seus tentáculos frios os homens e mulheres de boa fé. Eu sei que Cristo já nos alcançou mesmo antes de entrar na história, mas dizer que terão vida acimentados a tal instituição vivendo existencialmente não sendo. Não posso fazer tal afirmação, porém, quem achar que pode, aventure-se com sua alma nisso.
Quanto a mim, o que me restou foi tornar-me um enfermeiro em tempos de guerra, não luto na guerra, mas faço parte dela, acompanhando, recebendo, tentando ressuscitar alguns, colocar de pé outros, pondo anticéptico em feridas, procurando de alguma forma trazer de volta à vida e aliviar as dores na alma que são muitas. Prossigo sem saber até quando estarei vivo, e vivo sem saber o calibre do perigo, mesmo não sabendo de onde vem o tiro, sei que não estou só, por isso sigo caminhando pelo Caminho, não temendo os tiros e nem deixando-me deter pelas bombas que continuamente explodem vindas de todos os lados.

Fim da transmissão ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário