Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

O Milho e os Ratos


(Historinha contada ou inventada pelo Dr. Mauro Botelho estrelando Chico Celestino e demais moradores da fazenda Santa Martha)

Fazenda Santa Martha, entre Madalena e Boa Viagem.
Varanda da casa. Chico Celestino sentado no parapeito. Dr. Mauro deitado numa rede conversando com o Chico, a conversa de todo fazendeiro. Vem chuva ou não vem, como estão os bodes, como vai o gado, se o leite deu para fazer queijo, coisas assim.
O milho estocado estava diminuindo. Dr. Mauro desconfiava um pouco dessa diminuição no estoque de depósito.
- Chico, e o milho? Os ratos continuam comendo? Você botou o veneno que eu trouxe?
- Dr. Mauro, diminuiu muito. Mas não foi por causa do veneno. Tem pra mim que foi aquele “radim de pia” que o Sr. deu de presente pra mim.
- Como assim Chico?
- Doutor, depois dessa estrepolia dos ratos, fiquei resolvido a dar fim nessa história. Aí, fui dormir no depósito, pra ver que marmota era essa. Armei a rede, deixei a lamparina acesa e o radim ligado. No meio da madrugada acordei para desligar o radim, pra não gastar as pia. Doutor, foi aí que descobri porque os ratos não tavam mais afim do milho. O radim tava tocando um forrozinho pé-de-serra, e os ratim tavam todos dançando, aproveitando o lume da lamparina.
Dr. Mauro conteve o riso para não ofender Celestino.
Nesse momento, entraram na varanda e na conversa, outros moradores da fazenda.
- Tem visto muito lobisome, Zé Jirome? Perguntou Dr. Mauro.
- Um só não, doutô. Tenho visto é um mói deles. Os bichos tão soltos.
- E os *aparelhos, Mané Joaquim? Tem aparecido muito?
(* aparelho – OVNI – disco voador).
- Ontem mesmo doutô, um deles jogou uma tarrafa pro mode me pegar.
Depois de muitas histórias eles se retiraram. Ficou só o Chico Celestino.
- Doutor, também vou indo!
- Tá cansado, Chico?
- Cansado não douto. Tô é com vergonha... Ô povo pra mentir!

Mino

The Mino Times – Todos os sábados no Caderno 3 do Diário do Nordeste .

Um comentário: